A Cuba que eu vi (3)
A Cuba de hoje reserva muitas surpresas. Uma delas é a precariedade do transporte de passageiros dentro das cidades e entre elas. A realidade de hoje em Cuba me faz reviver minha infância, 60 anos atrás, quando ainda se usava o transporte de pessoas em carroças adaptadas, principalmente os que moravam no interior, para irem à missa aos domingos. Essa é uma das principais modalidades de transporte público em cidades cubanas. Carroças com capacidade para transporte de seis a oito pessoas circulam na maioria das cidades, principalmente no Centro e no Oriente do país. Em cidades como Santa Clara, Camaguey, Holgin, Bayamo e Santiago, o uso da tração animal é uma realidade.
O transporte de passageiros é um grande problema para Cuba e está sendo resolvido pela iniciativa privada, pois o governo não tem dinheiro para colocar uma frota de ônibus suficiente para a demanda. Então, entra em ação a criatividade dos cubanos, que conseguiram assegurar algumas alternativas em meios de transporte.
As bicitáxis |
O transporte de passageiros é um grande problema para Cuba e está sendo resolvido pela iniciativa privada, pois o governo não tem dinheiro para colocar uma frota de ônibus suficiente para a demanda. Então, entra em ação a criatividade dos cubanos, que conseguiram assegurar algumas alternativas em meios de transporte.
Vejamos:
*Bicitáxi - uma bicicleta adaptada com mais uma roda e com dois assentos atrás do condutor;
*Mototáxi - com adaptação variada para duas ou três pessoas (tem inclusive um toldo para os passageiros se abrigarem do sol ou da chuva);
A cocotáxi |
*Cocotáxi - uma moto adaptada com uma carroceria em forma de coco. (estão principalmente em Havana e são muito cômodas);
O táxi dos anos 50 |
*Táxi - com automóveis dos anos 50 a 60, de marcas conhecidas como Chevrolet 51, Mercury, Dodge, Plymouth e carros soviéticos como o Lada e o Moscozichs. São automóveis movidos a diesel, com motor adaptado, pois não existem carros a gasolina. Existem também camionetas e até tratores que puxam carrocerias de ônibus. Para os turistas a táxis modernos em frente aos hotéis cinco estrelas.
Congestionamento de carroças |
*Carroças- o meio mais popular são as carroças puxadas por cavalos. São adaptadas com bancos de madeira, levando em torno de 8 pessoas. É um transporte muito comum, principalmente nas cidades planas, onde não há aclives e declives acentuados. Em cidades do centro e do oriente do país ocorrem até congestionamentos de carroças, pois elas estão em todas as ruas. A média do preço, por pessoa, é em torno de 5 pesos (50 centavos do real). Para amenizar a sujeira das fezes dos cavalos nas ruas, é usado um saco de estopa no traseiro do animal.
Existem também micro-ônibus, em pequena quantidade, chamados de “guagua” e os ônibus comuns, que também são raros, todos importados da China. A carência de ônibus em Cuba é ocasionada pela absoluta falta de recursos para implantar uma frota razoável. Além disso, há falta de combustível. Cuba depende totalmente do petróleo venezuelano, a preços subsidiados. Para carros particulares, que muito pouca gente tem, o combustível também é vendido pelo sistema de quotas, em torno de 30 litros/mês para cada família.
Transporte por caminhões |
*Caminhão- Entre as cidades, o meio de transporte de passageiros mais comum é o caminhão. As carrocerias são adaptadas, com quatro fileiras de tábuas e uma entrada para acesso. Viaja-se sentado, agarrado às tábuas ou às ferragens do toldo. É totalmente desconfortável. Cada caminhão leva em torno de 30 pessoas. Os caminhões circulam por todo país. Em Bahiamo, no Oriente, vi um caminhão, prestes a viajar para Havana, a cerca de 800 km, lotado de passageiros. O tempo de viagem seria em torno de 12 a 14 horas. Um verdadeiro absurdo! O governo está preocupado com o número de acidentes. De janeiro a maio deste ano, houve 2322 acidentes com 133 mortos. É um transporte totalmente inseguro. Por fim, existe ainda o trem, dos anos 50, e a empresa aérea cubana.
Os coches (carroças) |
* Turistas - Para os turistas e para os que podem pagar em divisas, o governo disponibilizou duas empresas, a Via Azul e a Astro, que possuem ônibus com ar condicionado, de origem chinesa. Uma viagem entre Havana e Santiago (960 km) atravessando toda a ilha custa 50 dólares, com 12 horas de duração. Um detalhe: para usar o banheiro dentro do ônibus é necessário chamar o auxiliar do motorista. Este abre o banheiro chaveado e fica esperando a saída. Por razões de segurança, apenas. Já pensou?
Transporte por camioneta |
Desde o ano passado, o Comandante Raul Castro autorizou a venda de carros novos. Um Peugeot, por exemplo, custa 91 mil dólares. Os preços são absurdos devido aos altos impostos e inviabilizaram a sua venda . Nos primeiros seis meses de venda livre, foram vendidos apenas 50 automóveis novos em toda Cuba. Um cidadão que ganha 600 pesos por mês precisaria trabalhar toda a vida e assim mesmo não alcançaria ver seu sonho de carro novo realizado.
Em termos de meios de transporte, isso foi o que vi nas onze cidades maiores que conheci.
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