Você sabe o que é sonhar? Você sabe o
que é sonhar alto? Você que já sonhou muito quando criança, vai acompanhar
comigo a realização de um sonho de criança, que foi perseguido com afinco por
um Simon: Gleison Antônio Simon Somensi, filho de Antonio Somensi e Dirce Maria
Simon. Gleison é neto de Henrique Simon, bisneto de Jacob Simon, trineto de
Mathias Simon Júnior e tetraneto de Mathias Simon, o imigrante alemão.
Gleison
nasceu em sete de novembro de 1977 em Seara (SC). Com 12 anos, a família
transferiu-se para Itá e ali nasceu o sonho de Gleison em ser aviador. Todo o
dia o menino olhava para os céus na busca de algum avião. Seu sonho era de um
dia tornar-se piloto militar da Força Aérea Brasileira. Seu sonho era
abastecido pelas leituras de revistas sobre aviões, principalmente aviões de
combate. Era o despertar de um sonho que iria tornar-se realidade.
Major Gleison Simon Somensi pilotando um subsônico |
Pois, em 1991, Gleison soube que um
contingente da Força Aérea Brasileira, aviões e pessoal, se deslocaram para
Chapecó para treinamento e demonstração e Gleison tanto insistiu para os pais
que o levaram a conhecer, de perto, os aviões. Era o 1º/10º Grupo de Aviação da
Força Aérea Brasileira, um esquadrão de caça com os melhores aviões de caça do
Brasil. Gleison encantou-se com o que viu de perto e pela primeira vez pode
tocar num avião e sentir que seu sonho poderia ser realizado. Ali Gleison
conhece um oficial aviador, com o qual passou a se corresponder e avivar o fogo
de sua vocação O oficial passou a dar todas as explicações e dicas para que seu
sonho se concretizasse. Ele não poderia imaginar que 12 anos mais tarde, faria
parte do mesmo esquadrão de caça o 1º/10º Grupo de Aviação da FAB, sediado em
Santa Maria.
Jovem Gleison cantando em festa dos Simon em Itá em 1991 |
Naquela noite de 1991, Gleison não
podia dormir e ficava se imaginando pilotar um avião de caça tal qual como vira
naquela tarde. Daí em diante seus estudos se intensificaram ainda mais visando
ao concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia
da Força Aérea, a única porta de ingresso na carreira de Oficial Aviador. Este
concurso selecionava apenas 120 jovens, em nível nacional, em uma prova
semelhante a um vestibular. Pois em setembro de 1994, enquanto ainda concluía o
3º ano do ensino médio, prestou o concurso, passando em primeira mão. Em
janeiro de 1995 contando apenas 17 anos chegou a AFA (Academia da Força Aérea)
localizada em Pirassununga (SP). Seu sonho dera o primeiro passo para a
concretização.
A sua turma formou-se em dezembro 1998,
após quatro anos de ensino e treinamento. Nesse dia, declarado Aspirante a
Oficial Aviador, foi transferido para Natal onde realizou o Curso de Piloto de
Caça em aeronave AT-26 Xavante, em jato de treinamento e conversão operacional
para a primeira linha da aviação de caça. Ao final de 1999 com mais 21
companheiros seguiu para Fortaleza (CE) para o Curso de Formação de Líderes em
Esquadrilha de Caça, por três anos. No
último ano, o curso foi realizado em Natal e dali, em 2003, Gleison seguiu para
Santa Maria, ingressando no 1º/10º Grupo de Aviação. Seu sonho transformou-se
em realidade concreta. O menino de outrora, torna-se hoje parte de um seleto
grupo de brasileiros a operar aviões de caça, na defesa do território
brasileiro. Em Santa Maria, Gleison operou em aviões A-1, também conhecidos
como AMX, em missões de Caça e Reconhecimento Tático, por quatro anos. No dia 24 de junho de 2016), foi realizada no Destacamento de Controle
do Espaço Aéreo de Pirassununga, cerimônia comemorativa ao 57° aniversário de
criação do DTCEA-YS e também ocorreu a passagem de Comando do Destacamento, do
Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno Pinto Barbosa ao Major
Aviador Gleison Antônio Somensi.
Gleison cantando na IV SIMONFEST em Pinhalzinho em 1992 |
Os aviões AMX são tripulados por um
piloto. Tem um comprimento de 13,23 metros e as asas com 8,87 metros. Vazio,
ele pesa 6.730 quilos e carregado pode alcançar a 10.300 quilos chegando até a
13 mil quilos. Sua velocidade pode alcançar a quase 1.200 km h e pode voar até
13 mil metros de altura, com uma autonomia de voo de 3.300 mil metros. Possui
armas como canhões, mísseis, bombas e foguetes. O AMX é um caça de regime alto
subsônico. Foi projetado para executar missões principalmente de ataque ao
solo. Seu desempenho é muito adequado para o voo à baixa altura (em que voa o
mais próximo possível do solo para a detecção de radar). Explica Gleison que “o
voo nestas condições exige muita disciplina para que se observem os parâmetros
técnicos de operação do avião, já que o limite entre a operação segura e o
risco de acidente é muito próximo. No entanto, acidentes normalmente acontecem
por um somatório de fatores (humanos, materiais e ambientais) e aprendemos a
eliminar um dos fatores antes que o acidente seja consumado”
Gleison
é casado com Andreza e possui três filhos. Sua família participou de encontros
da Associação em Itá e em Pinhalzinho na IV SIMONFEST, onde Gleison se
apresentou cantando para os parentes. Este Simon constitui um orgulho de toda a
grande Família Simon.
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