sexta-feira, 23 de junho de 2017

GENEALOGIA DOS SIMON, UM TESOURO


              Após o falecimento de Pedro Emanuel Simon em 1966, por diversas vezes visitei a tia Maria Ferreira da Silva. Não havia esquecido o trabalho de pesquisa genealógica feita pelo seu esposo, Pedro Emanuel. Sempre achei que deveria ter uma continuidade e eu como sobrinho deveria prosseguir com os dados genealógicos. As fichas que havia visto na residência de Emanuel vinham-me à lembrança, a todo momento. Decidi, então, fazer uma visita especial à esposa de Pedro Emanuel. Como sempre, fui bem recebido pela tia Maria, inclusive tomamos um chá, em sua residência. Entre uma conversa e outra, faltava coragem para fazer o pedido: ter acesso aos dados do fichário genealógico. Depois de muita conversa sobre as filhas e o filho, em certo momento criei coragem e disse:
Camilo Simon apresentando o quadro genealógico, pela primeira vez, em 1977.
                  - Tia, olha, vim aqui para fazer um pedido que certamente o tio Emanuel gostaria. Creio que todo o esforço, e abnegação dele em pesquisar a árvore genealógica da família não deverá cair no esquecimento. Por isso, proponho que a senhora meu autorize a ter acesso ao trabalho.  Pretendo levar o fichário e dar continuidade às pesquisas.
Modelo de ficha usada por Pedro Emanuel . Está é de Mathias Simon
         Fui interrompido pela tia que disse:
        - Olha, Camilo, você não sabe o sacrifício que passamos por causa dessa paixão que o teu tio tinha pela família. Padecemos muito, inclusive passamos necessidades, pois teu tio viajava e deixava a família, às vezes, por um mês. Minhas recordações não são boas para esta época, por isso, não permito que tenhas acesso a este trabalho. Todas as pesquisas vão ficar por aqui e não sei o que vou fazer de todos os arquivos de cartas, questionários e fichas.
Foi um banho de água fria que recebi da tia, que ainda sofria muito com o falecimento do marido, apesar de ter passado alguns meses. Decidi esperar, e esta espera pacienciosa levou dez anos, onde se sucederam os sonhos de um dia obter acesso à pesquisa do tio. Somente no verão de 1976, portanto dez anos depois do falecimento do tio, que me animei a falar com a tia sobre o mesmo assunto. Em todas as visitas que fiz, nada se falou. Mas naquele verão, encorajei-me e novamente fiz o pedido, secamente:
           -Então tia, volto a falar sobre o pedido que fiz há dez anos atrás sobre as fichas genealógicas...
            Novamente interrompeu-me e disse:
           -Olha, Camilo, vá a cidade de Esteio na casa de meu filho Saul e recolha todos os arquivos e fichas que estão numa gaveta de um cômodo da sala. Vá imediatamente pois os arquivos estão atrapalhando a organização da casa e temo pelo futuro do trabalho.
O professor Pedro Emanuel com seus alunos em Nova Palma em 1918
           Que alívio. No mesmo dia, de posse do endereço, dirigi-me a Esteio na residência do filho, Saul e ali obtive permissão para recolher tudo o que havia sobre as pesquisas genealógicas. Lotei o porta-mala do carro, pois as fichas estavam espalhadas por diversos gavetões. Cheguei em casa, muito feliz por ter em mãos este tesouro. Levei quase dois anos para ordenar o fichário. Foram madrugadas e madrugadas pesquisando a linha genealógica de todos os descendentes de Mathias Simon, com seus dez filhos, netos e bisnetos. Foram milhares de fichas analisadas e catalogadas, uma a uma e por fim decidi que era necessário fazer um quadro genealógico para poder entender os milhares de nomes pesquisados, de acordo com suas raízes ancestrais. Havia achado um tesouro inestimável da família Simon e que era necessário compartilhá-lo. Ali descobri que eu era descendente de um imigrante alemão, Mathias Simon que veio ao Brasil em 1829, junto com sua família, estabelecendo-se no sul do Brasil, precisamente na localidade de São José do Hortêncio, junto à Capela do Rosário, num lugar denominado Linha Nova Baixa. Fiquei muito feliz, pois faço parte de uma família cujo tronco ultrapassa séculos e todos seus descendentes merecem e tem o direito em saber suas raízes.
               Na próxima edição, a fundação da Associação da Família Simon e Afins

Nenhum comentário:

Postar um comentário