domingo, 24 de dezembro de 2017

JOÃO ALFREDO SIMON, O PIONEIRO DOS SIMON EM SERTÃO (PASSO FUNDO)


 

            Chamava-se João Alfredo Simon. Nasceu na Casa dos Simon, na Capela N. Sra. do Rosário, interior do São José do Hortêncio. Criou-se na mesma propriedade do nosso ancestral Mathias Simon, que veio da Alemanha em 1829 e estabeleceu-se ali, quase às margens do rio Cadeia. Em 1868, o filho Mathias Simon Júnior construiu a Casa dos Simon que em 2019 completará 150 anos de fundação. João Alfredo era filho de José Simon, neto de Mathias Júnior, o último a morar na Casa. Sua família era composta de sete irmãos e sete irmãs.
Alfredo e esposa em 1926
 

A trajetória de João Alfredo foi sempre com muito sacrifício. Depois de nascer a 8 de janeiro de 1903, transferiu-se com a família para a cidade de Tapera em 1915 e ali casou com Amélia Basso. Inicialmente, residiram em Não Me Toque, Carazinho, Nova Fiume (Ibiaçá) e finalmente em Sertão, então município de Passo Fundo. A cada dois anos, encomendavam um filho, num total de 12. João Alfredo foi um dos pioneiros na extração de araucária no Planalto Médio e com os filhos mais velhos montou uma serraria no interior da vila. Serravam as toras de pinheiros, transformavam em tábuas e eram exportadas pela Viação Férrea do RGS, por Coxilha, para a Argentina e Uruguai.

Bocha era o lazer de Alfredo Simon
Paralelamente, João Alfredo dedicava-se à sua profissão original de funileiro. Ao morar em Sertão, abriu uma funilaria, sendo a primeira da vila, em 1941. De suas mãos habilidosas saiam baldes, canecos, funis, bacias, calhas, chuveiros, fogões, etc. Tinha um dom especial para a fabricação dos sonhos das crianças, engenhando pequenos caminhões de lata e fazendo as crianças felizes.


Banda Santa Ccecília. Alfredo é o segundo da esq. para a dir.
João Alfredo era um homem otimista. Falava bem o alemão e era um autêntico Simon. Assinava o Jornal do dia, de Porto Alegre, com suplemento em alemão. Tinha um pendor especial para a música. Em Sertão (Passo Fundo) foi um dos fundadores da banda, onde tocava vários instrumentos. Era a banda que animava as festas de igreja, procissões e os bailes pela região. Sua especialidade era o violino. As missas de Natal tinham um sabor especial. Quando João Alfredo acompanhava a canção Noite Feliz, a emoção tomava conta de todos os presentes.

Família Simon em 1954
 Mais tarde, em 1957, João Alfredo Simon e família transferiu-se para o interior de Santo Ângelo, na localidade de Comandaí. Dedicou-se à agricultura plantando trigo e linhaça. Ali o violino passou a comandar as missas do pequeno lugarejo, bem como era exímio jogador de bocha. João Alfredo faleceu em 1966, na cidade de Santo Ângelo. Mas as lembranças permanecem até hoje e o violino também. A família do filho Dionísio Simon o conserva até hoje na cidade de Cascavel, Paraná. Intacto. Uma relíquia de família. Hoje seus descendentes estão espalhados em vários Estados brasileiros, como Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Violino de Alfredo Simon com mais de 80 anos


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário