segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

TRIGEMEAS SIMON DE SÃO MIGUEL DO OESTE: EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE



 


           

            Único caso na história da Família Simon foi o nascimento das trigemeas Simon - Lucilene, Luciana e Lucimara, nascidas em quatro de novembro de 1974, no Hospital Missen, em São Miguel do Oeste, Santa Catarina.

As trigêmeas em 2016

            A história do nascimento foi muito interessante, pois a própria mãe Iritinha Teresinha Simon, que na época morava com o esposo Leopoldo Simon em Grápia, interior de São Miguel do Oeste, nem desconfiava que nasceriam trigemeas pois não fez nenhum exame pré-natal.  Somente tinha aquela barrigona. Um velhinho, vizinho da família dizia:
           -Dona Rita a senhora vai ter trigemeas!
            Chegando o dia do nascimento, dona Rita foi conduzida pelo marido Leopoldo ao Hospital, onde o médico Dr. Missen também nada sabia. Após os preparativos, nasceu a primeira menina, de parto normal. O pai Leopoldo, todo orgulhoso, correu para fora do Hospital para comprar uma mamadeira numa farmácia, pois a esposa dona Rita havia esquecido em casa. Ao voltar ao Hospital, uma grande surpresa: havia nascido a segunda filha. Imediatamente Leopoldo corre para a farmácia e compra outra mamadeira. Novo regresso ao Hospital e aí sim recebe uma bomba quase mortal que o deixou estático e em estado de choque: nasce a terceira filha. Leopoldo esbaforido e tresloucado de alegria, corre hospital afora e atravessa a rua gritando para o dono da farmácia:
            - Olha nasceu mais uma, me dá mais uma mamadeira!
As trigemeas
 
           Volta correndo ao Hospital para ver as filhas, pois não acreditava no que havia acontecido! Esperava uma filha e vieram três. Leopoldo logo pensou na criação e no leite para as crianças. Teria que aumentar horários de trabalho para dar sustento à família.

               Hoje (2017) passados 43 anos do histórico dia, onde estão as trigemeas? Como foi a vida delas ? Qual é a trajetória de cada uma?

               Lucilene, Luciana e Lucimara são univitelinas e possuem as mesmas características físicas na altura, olhos, peso e cabelo. Porém, a forma de pensar e agir são totalmente diferentes. Lucilene tem algumas características psicológicas visíveis.  Ela diz: “não consigo deixar nada para amanhã, o problema tem que ser solucionado na hora. Sou reservada. Não gosto de sair em lugares barulhentos. As irmãs falam que sou a mais chata das três. Sempre quero voltar para casa na hora certa. Odeio chegar atrasada em qualquer lugar. Tenho mania de perfeccionismo, guardo fotos antigas e assisto filmes várias vezes”. Já Luciana é tranquila e meiga. Está sempre de bem com a vida; não reclama de nada, gosta muito de ler e é muito responsável pelo trabalho. A leitura, herdou do pai. Tem mania de dormir cedo e coleciona livros de investigação policial. A Lucimara é muito comunicativa, faz amizade fácil, é companheira para festas, apaixonada por carros, mania de limpeza de seu carro e mania de consumismo em roupas. Já em relação a gostos materiais as três são muito parecidas em roupas, música, leitura, cinema e artes.

           Recordam que em suas vidas de trigemeas, aconteceram fatos que devido à semelhança física, obtiveram facilidades e inclusive, muitas vezes se aproveitaram para usufruir de algumas benesses. Contou Lucilene que uma vez fez uma prova no lugar de Luciana. As duas estudavam em salas de aula, separadas. Luciana precisava de um nota para passar de ano e como Lucilene já havia feito a prova de matemática, foi fácil fazer a dela e tirar a nota que precisava. Na época, a professora nem desconfiou, pois até o uniforme do colégio era igual. Ninguém desconfiou. Hoje a professora Águida sabe da brincadeira, porque foi relatada para ela numa reunião de ex-alunos do Colégio São Miguel. Ela disse que não se conforma com o fato, pois dava aula para as três e dizia que sabia distinguir quem era quem.


As trigemeas em Pinhalzinho
            Porém, o destino de cada uma foi diferente: Lucilene e Luciana foram residir em Florianópolis e Lucimara ficou morando com a mãe, em São Miguel do Oeste. Até 2016, Luciana era técnica em administração e gerente administrativa de compras de uma papelaria e livraria em Florianópolis. Para o futuro, pretendia ter sua própria livraria com um bar café; Lucilene foi enfermeira e trabalhou numa Clínica e no Hospital Universitário. Pretendia morar e estudar na Itália. Já Lucimara foi consultora técnica de automóveis da Chevrolet. Pretendia se formar em psicologia e trabalhar com crianças e adolescentes.

            Hoje, 2017, o destino reservou algo diferente para as irmãs. Tudo mudou nos sonhos de cada uma das três. Lucimara continua trabalhando em revenda de automóveis em São Miguel do Oeste. Está feliz com sua atividade. Do fruto do amor no casamento resultou na vinda de uma linda menina que hoje tem três meses. É a filha mais amada do mundo. Porém, para Lucimara, a vida tomou outros rumos exigindo mais desafios, coragem e luta: depois de 17 anos em Florianópolis, vindo de férias para São Miguel do Oeste, foi envolvida em um grave acidente de moto, ficando paraplégica, em 2016. Lucimara viu o mundo desabar. Os primeiros dias, refugiada numa cama de hospital, foram os mais terríveis da sua vida. Aí começou a peregrinação para uma melhora da qualidade de vida de Lucimara. De vital importância foi o tratamento que foi dispensado pelo Hospital Sara Kubitschek, em Brasília. Hoje vive com sua mãe em São Miguel do Oeste. Recebe também o carinho de sua filha Lara, com 10 anos. Lucimara, aos poucos está absorvendo sua nova vida, procurando adaptar-se às suas limitações, dando demonstração de tenacidade. Para isto, conta com a ajuda de sua irmã, Lucilene, que depois de 17 anos de atividade em Florianópolis, deixou tudo, mudou de vida e voltou para São Miguel do Oeste, para cuidar e auxiliar a irmã. Pode existir um amor incondicional maior do que este praticado por Lucilene? Também ela terá que iniciar uma nova vida em sua terra, sendo um arrimo para a irmã em todas as ocasiões. A família toda teve que adaptar-se a esta nova realidade. Lucimara ajudando em todas as necessidades, Lucilene tomando todas as decisões, e Luciana, já pensando em como ser útil à sociedade e à família, através da internet.            

 
As trigêmeas em 1992, na IV SIMONFEST
 
            Graças a ajuda dos parentes, dos amigos e de eventos realizados, as trigemeas estão conseguindo tomar novos rumos para suas vidas. É o momento de uma corrente de solidariedade de todos os Simon do Brasil, Argentina e Paraguai.

           




Um comentário:

  1. lembro delas, morei na grápia em 1979, elas com 5 anos e eu com 6....kkkkk... eram o orgulho da vila... e do pai tambem, seu leopoldo, do onibus ALVORADA.... kkkkkk felicidade para as meninas

    ResponderExcluir