terça-feira, 30 de setembro de 2014

Em Cuba, uma visão apocalíptica nas ruínas dos quarteirões


Quem for a Cuba fazer turismo, desfrutará do maravilhoso mar do Caribe e de resorts magníficos, construídos e explorados por empresas estrangeiras, com conforto de hospedagem cinco estrelas. Nas principais cidades, o turista poderá encantar-se também com casarões, palacetes, igrejas e monumentos antigos que fazem parte do conjunto de prédios coloniais preservados.
Restauração do Palácio do governo em Santiago
A Cuba pré-revolução era um país rico, mas de enorme desigualdade social, sob forte influência dos EUA, porque esse país colaborou muito para que Cuba conquistasse sua independência da Espanha. Nas cidades maiores as edificações públicas e residências da alta sociedade eram prédios suntuosos, em estilo colonial espanhol. Hoje, muitos prédios desse conjunto arquitetônico riquíssimo estão preservados para utilização por entidades do governo ou para exploração turística e, são lindíssimos.
Um quarteirão em ruínas em Manzanilllo
A partir da revolução de 1959, apenas os imóveis de interesse do governo puderam ser recuperados. Aqueles que continuaram sendo ocupados pelas famílias, igrejas e escolas particulares confiscadas pela revolução, foram proibidos de serem reformados.Também foi proibida a construção de novos prédios. Passados cinqüenta anos, estas casas e edifícios estão em ruínas. Além disso, em Santiago, o tufão Sandy arrasou quase toda a cidade. Passados dois anos, mais de 200 famílias ainda não retornaram às suas casas, por não poderem reconstruí-las e moram em escolas estatais desativadas.
 Em alguns quarteirões, parece que caiu uma bomba e tudo foi destruído. É o apocalipse antecipado. Esta foi a maior surpresa e decepção que tive ao visitar Havana e outras cidades.
Quarteirão em ruínas em Havana

O turista, conduzido a visitar praias e locais históricos, dificilmente percebe o grau de abandono e destruição das cidades. Geralmente, na sua programação, um dia está reservado para visitar Havana, onde o centro foi parcialmente reconstruído com edifícios lindíssimos. Se o turista passear somente no centro da Ciudad Vieja, ficará com uma impressão boa da Capital.
O Capitólio, obra prima de Havana
A principal atração é o grandioso Capitólio, similar ao existente nos Estados Unidos. Outra, é o Museu da Revolução, onde está, em uma redoma de vidro, o barco em que Fidel Castro fugiu do México para Cuba.Também a catedral metropolitana é lugar de visitação dos turistas. Outro programa é rodar pela chamada Quinta Avenida, onde estão todas as embaixadas e hoteis, edifícios modernos, de categoria internacional. No final desta avenida, fica uma das residências de Fidel Castro. 
Uma das instituições que está reformando seus templos é a Igreja católica. Ela vive de subsídios estrangeiros, pois as entradas não cobre os custos de manutenção de uma paróquia. As principais entidades financiadoras do exterior são: a Misereor e Adveniat, da Alemanha e a instituição dos bispos americanos. Em Santiago, a catedral está sendo reformada, para comemorar os 500 anos de fundação da cidade, que acontecerá em julho de 2015.
Igreja devolvida. Era uma escola.
Para ter uma impressão real, o turista deveria ir até a periferia das cidades e constatar a falta de condições de habitação dos cubanos que vivem em cortiços onde várias gerações de famílias vivem juntos, desde o bisavô até o recém casado. Na maioria das casas observa-se um idoso ou idosa, sentado em uma cadeira na soleira da porta vendo o tempo passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário