domingo, 21 de setembro de 2014

CUBA O PAÍS DE GRANDES CONTRASTES



Você sabe o que é protelar um sonho por vinte anos? Pois isso ocorreu comigo. Meu sonho era conhecer Cuba, aquela pequena ilha do Caribe, da tanto se ouve falar. No carnaval de 1994, comprei as passagens e um dia andando na Rua da Praia, em Porto Alegre, em pleno meio dia, em frente às Lojas Americanas, fui assaltado por dois pivetes. Como resultado, machuquei duas vértebras cervicais e fiquei de molho por três meses. Consequentemente, suspendi minha viagem ao chamado paraíso do Caribe. Agora, vinte anos depois, realizei meu sonho e por 16 dias, percorri a ilha toda, de Havana a Santiago de Cuba, passando por 11 cidades. Meu desejo era conhecer  a Cuba verdadeira, falar com os moradores, observar seu modo de vida, seus anseios, seus sofrimentos e principalmente seus sonhos. Por isso, propositalmente, deixei a Praia de Varadero fora do roteiro e embrenhei-me por cidades, como Havana, Madruga, Santa Clara, Manicarágua, Camaguey, Holgin, Bayamo, Manzanillo, Jara, Santiago e El Cobre. Quis conhecer o resultado de uma Revolução que aconteceu há 53 anos atrás, cujos ditadores como Fidel Castro e Raul Castro prometeram tornar Cuba, um paraíso de bem-estar e conforto, de trabalho e prosperidade. Será que conseguiram?
Cuba tem forma de jacaré

Vou expressar aqui neste blog o que senti ao transitar por aquele país, falando com diversas pessoas, vendo as dificuldades do transporte de massa, os campos agricultáveis vazios, as usinas de açúcar sucateadas e cidades inteiras à espera de reformas em suas casas e edifícios, onde as pessoas vivem em verdadeiros cortiços. Também percorri as periferias das cidades, onde moram os miseráveis, pois pobres temos em quase todas as residências.
Aos poucos, foram se confirmando minhas convicções, de que passados 53 anos, desde o início da Revolução, o país chamado Cuba está agonizando, longe de obter soluções econômicas para seu povo sofrido. Um país adormecido cuja palavra esperança já não existe, apesar dos out-doors convocando o povo a ter ânimo e confiança na Revolução. São out-doors espalhados por toda Cuba. Um país de imensos contrastes e de inúmeras facetas a descobrir. Também vi de perto, as dificuldades das religiões atuarem, pois a principal religião, a católica ainda hoje sofre perseguição, depois de ter perdido quase todos os seus templos e todos os colégios e asilos, que foram encampados pela Revolução.

Por todo o país outdoors conclamam para a Revolução
 Seria injusto se apenas visse o lado negativo de Cuba. O que eles tem de melhor é um povo muito parecido com o brasileiro do nordeste. Um povo cordial, generoso, solidário, valente e hospitaleiro.  Destaco também como sucesso, a educação, o ensino gratuito que vai desde o jardim de infância até a Universidade, a ponto do Banco Mundial  afirmar que Cuba tem o melhor sistema educativo da América Latina. Dá gosto ver as crianças, acompanhadas pelas mães indo para a escola às 7,30 da manhã, Todos os escolares são uniformizados. O índice de analfabetismo é zero. Nota dez para este item que é um dos mais importantes Outro fator de sucesso são o indicadores de saúde, com pesquisadores de renome internacional. Em Cuba, a saúde pública é prioridade, haja vista que em cada quadra, praticamente há um posto de saúde, com o médico e enfermeira de família. Lá foram erradicadas doenças tradicionais, porém nos últimos meses, apareceram doenças que estão sendo tratadas como a cólera e a dengue. Tais itens vamos abordar com alguns detalhes nas próximas matérias.
Também seria injusto se deixasse de mencionar as lindas praias de Cuba, verdadeiras jóias de prazer, que atraem cerca de dois milhões de turistas por ano. Somente a principal praia, a de Varadero  possui 80 hoteis  de categoria internacional, com várias estrelas, que atraem principalmente turistas canadenses e norte-americanos.  O turismo é a segunda maior fonte de renda do país.
A catedral de Havana, ponto turístico

Mas aí vem a pergunta: por que esta ilha que possui 11 milhões de habitantes e considerada o paraíso do Caribe está vendo seus filhos fugirem para outros países? Por que, desde o começo da Revolução já saíram dois milhões de cubanos? Por que cerca de 40 mil cubanos emigram para outros países, todos os anos? Por que ainda hoje cubanos desesperados deixam a ilha em balsas artesanais, enfrentando a morte a cada remada? Certamente há muita coisa errada nesta ilha, que teima em continuar com seu regime socialista comunista, um dos poucos no mundo.
Em  Santiago, muitos prédios públicos foram recuperados


Neste blog vamos abordar alguns assuntos que mais me chamaram atenção, como  os meios de transporte nas cidades que ainda hoje usam carroça e cavalos, o transporte de passageiros através de caminhões, a flexibilização do governo em conceder permissão para abrir pequenas empresas, as estradas pelo interior da ilha, o programa “Misión” dos médicos, o desabastecimento, o mercado negro, a libreta de compras do dia a dia, as Damas de Blanco, os dissidentes que fazem  protestos, a restituição de igrejas, a fuga de cubanos por balsas, os miseráveis sem teto e até uma entrevista com um ex-soldado  e companheiro de infância de Fidel Castro. Aguarde. Cada reportagem uma surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário