quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A visita apressada aos lugares sagrados na Terra Santa


 Israel recebe mais de 3,5 milhões de peregrinos todos os anos. Comparando com o Rio de Janeiro, que recebe 2 milhões de turistas por ano, vemos como o turismo é importante para a economia desse país.
Igreja do Monte das Bem-Aventuranças, Galileia

Normalmente o peregrino vem a Israel em uma excursão por uma semana já tendo visitado outros países antes, em geral Itália, Turquia ou Egito e aqui, deseja visitar os lugares santos. Como são inúmeros, é impossível visitar todos, então os organizadores das excursões selecionam os locais considerados principais e proporcionam uma visita rápida a cada um deles. Acompanhei uma dessas excursões de brasileiros que queriam fotografar tudo e pouco escutavam as palavras do guia, que explicava brevemente e já os chamava em direção ao próximo local.
A Domo Rocha, muçulmana

Três são os lugares preferidos: em Jerusalém, é o Santo Sepulcro, onde Jesus morreu e ressuscitou, incluindo o Monte Calvário; em Belém é a Igreja da Natividade, onde Jesus nasceu e em Nazaré, a Igreja da Anunciação, onde  para  Maria foi anunciado que ela seria a mãe do Messias .
Nazaré onde Jesus viveu 30 anos

Para quem dispõe de mais tempo, existem muitos outros locais interessantíssimos para visitar.
Em Jerusalém, o peregrino pode visitar ainda a Igreja da Flagelação, o Litóstroto onde Jesus foi flagelado, a Via Dolorosa, o Cenáculo da Última Ceia, a Igreja da Dormição de Maria, a Igreja Santa Ana onde está a Piscina de Betsaida em que Jesus curou um paralítico, a Piscina de Siloé entre outros.
Também é possível ir ao Muro das Lamentações dos judeus, ao Domo da Rocha dos muçulmanos, ao túmulo do Rei David, aos túneis, etc.
Fora dos muros fica o Monte das Oliveiras, onde Jesus foi preso. Ali ergue-se a bonita Igreja da Agonia. Ao lado da igreja, o Getsemani com oliveiras de mais de 1000 anos que ainda produzem. Pode-se ainda visitar a Igreja de Maria Madalena, a Igreja Dominus Flevit onde Jesus chorou por Jerusalém, a Igreja Pater Noster, onde Jesus ensinou o Pai Nosso. Ali está em mosaico o Pai-Nosso em português, com a oração toda errada, parecendo mais espanhol. Uma aberração. Tem ainda a Igreja da Ascensão de Jesus no Monte das Oliveiras, a então Betfagé e a Vila Betânia, onde vivia Lázaro, o amigo de Jesus.
Igreja Santo Sepulcro, Jerusalém
 
O peregrino pode ainda percorrer a Galileia, onde Jesus viveu e pregou ao redor do Lago Genezaré. Ele terá então que visitar Magdala, terra de Maria Madalena, Monte das Bem-Aventuranças, Cafarnaum, Corazim, Monte Tabor, Nazaré, Caná, Naim, Monte Carmelo, etc. etc.
O Pai -Nosso com erros de português

Assim, é humanamente impossível visitar tudo em uma semana. São muitas as cidades e locais como: o lugar do batismo de Jesus no Rio Jordão, o Poço de Jacó na Samaria, Hebron, Banias, Betsaida e outros que ficam de fora do roteiro da maioria das excursões.
Entrada baixa da Basílica em Belém

O importante é que o peregrino sai emocionado com o que viu e sua fé desperta neste chamado Quinto Evangelho que é a Terra Santa.

Com esta matéria, encerro as observações de Israel. Amanhã, sexta-feira, partirei para o Brasil. Obrigado pelo interesse. Espero ter colaborado para aumentar nossa visão destes lugares sagrados para cristãos, muçulmanos e judeus. Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário