quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Poço de Jacó em meio aos palestinos pobres



 Hoje escrevo uma matéria especial, ao mesmo tempo sentimental e saudosa. Vou contar a história: há cerca de 40 anos atrás, em Porto Alegre, dez casais, pertencentes ao Movimento de Casais Jovens, resolveram criar um grupo com o objetivo de ir até o Poço de Jacó, em Israel. Em outras palavras realizar uma viagem à Terra Santa. O grupo chamava-se Parceiros do Poço de Jacó. (PPJ). Mensalmente fazíamos um churrasco na casa de um dos participantes e cada casal depositava 50 dólares para a viagem. Passados alguns anos, já possuíamos uma quantidade grande de dinheiro para este objetivo. Alguns, no entanto, precisaram mudar os planos - os filhos foram chegando, o sonho da casa própria começou a concretizar-se, algumas doenças comuns nas famílias e alguns problemas financeiros. Foi o adeus ao sonho do Poço de Jacó. Cada um recolheu os dólares que possuía e os aplicou no que era prioritário. O grupo continuou confraternizando com os churrascos, de vez em quando. Foi uma frustração, mas, valeu porque a amizade construída nesta época é um tesouro que ainda possuímos.
O ´poço com 23 metros de profundidade

Hoje, passados 40 anos, estando em Israel, resolvi concretizar o sonho do PPJ e fui visitar o Poço de Jacó. Foi uma viagem difícil porque o local é território palestino e a nossa Van foi barrada na fronteira de Israel com a Palestina. Não sabemos o porquê. Demos volta e quando estávamos passando a aduana, os soldados se compadeceram e permitiram a nossa entrada.
A água é potável

Chegamos a um mundo totalmente diferente de Israel.
A Palestina é constituída por dois territórios separados: o território de Gaza e a Palestina encravada em Israel, junto à antiga Samaria, em meio aos montes desérticos. A área Palestina é a chamada “carne de garrão”, das piores em possibilidades agrícolas, pois é quase impossível produzir, a não ser em pequenas áreas, em terraços de pedra calcárea junto aos montes. As estradas estão em péssimas condições. A sujeira está em toda parte. Vimos um povo pobre vivendo de “bicos”, com poucas oportunidades de trabalho. Os palestinos são dependentes dos israelenses em quase tudo, pois a água e a energia são fornecidas por Israel. Não há uma solução, a curto prazo, para os problemas entre israelenses e palestinos. Como será possível criar um país independente, encravado em Israel e separado em duas áreas, uma longe da outra?
Provei da água

Na Palestina está a cidade árabe de Nablus, em meio aos montes Garizim e Ebal, a 80 km de Jerusalém. Ali, num mosteiro Greco-Ortodoxo, está o famoso Poço de Jacó. Tem esse nome porque foi o personagem bíblico Jacó que, há 3.500 anos, comprou a terra, fez o poço e o deu de presente para o filho José. O Poço tem hoje 23 metros de profundidade. No passado tinha 32 metros, mas foi diminuindo no decorrer dos séculos. A água é potável e todos podem beber num caneco de alumínio. Os peregrinos se empurram para bater fotos. Fica na cripta da igreja. O monte Garizim possuía um templo, onde os samaritanos (inimigos dos judeus) adoravam o seu Deus.
O poço tem mais de 3500 anos


Foi com emoção e saudade dos amigos que tomei um pouco daquela água que serviu de inspiração para a formação do grupo que até hoje cultiva esta amizade em 40 anos de convivência. Senti que eu, diante do Poço de Jacó, representava a todos e em nome deles cumpria nossa promessa de juventude.

As montanhas da Palestina

Estradas péssimas


6 comentários:

  1. Obrigado pelo relato simples que nos deu a possibilidade de visualizar este local onde temos o relato de fatos da biblia.

    ResponderExcluir
  2. muigo ar
    por compartilhiosa essas informações obrigad

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, por postar estas fotos dando a localização do poço, e contando da história, sou cristã e visitar o poço é um desejo de coração, conhecer parte da história do meu povo é um prazer imensurável.

    ResponderExcluir
  4. Bah que máximo, sempre imaginei como estava o poço nos nossos dia, obrigada por nos proporcionar esse privilégio mesmo sendo através das fotos, pois imagino quão emocionante foi estar pessoalmente. !!! show de bola!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por sua determinação e palavra em realizar este objetivo. A Bíblia diz que o nobre projeta planos nobres, e na sua nobreza prosperará.

    Sabe Deus onde vcs poderiam ter chegado com o PPJ, nunca saberemos. Mas sua fidelidade com um sonho empenhado nos proporcinou saber de realidades que não sabemos a menos que haja alguém que nos mostre e narre tudo o que acabou de narrar.
    Parece simples, mas foi algo inspirador, a história, a sua firmeza em ir até o fim em um propósito traçado. E sua postura nobre ao citar os amigos nesta conquista sua.
    Israel realmente é um País com um coração generoso e bom. Infelizmente, é pintado como um povo que ataca, quando na verdade, ele se defende

    ResponderExcluir