domingo, 10 de novembro de 2013

No Mar Morto só dá para flutuar



Quem vem à Israel, quer ir ao Mar Morto, mundialmente conhecido pela alta concentração de sal que contém. São em torno de 300 gramas por litro de água, ao passo que o normal em outros mares é de apenas 30 gramas. Por esta razão não há vida nele e todos os peixes que entram nas suas águas pelo Rio Jordão imediatamente morrem.
Mar Morto, impróprio para o banho

         O Mar Morto situa-se na fronteira de Israel com a Jordânia e na verdade não é mar, mas sim um imenso lago salgado, situado a mais de 400 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo. Tem 82 km de extensão por aproximadamente 18 km de largura.
São muitos os problemas que este mar está enfrentando, principalmente a diminuição de tamanho, em torno de 1 metro por ano. O motivo principal é que o Rio Jordão, que é o seu alimentador de água, também teve diminuição do seu fluxo por causa da destinação para irrigação em Israel, na Jordânia e na Palestina. Em alguns lugares, o Mar recuou alguns kms de sua margem original e os hotéis tiveram de fazer verdadeiros piscinões  para seus hóspedes. Aliás, lá estão presentes as maiores cadeias de hotéis do mundo, principalmente americanas.
Existem projetos para salvar o Mar Morto, que está morrendo mesmo. Um deles é trazer água do Mar Mediterrâneo. Esse projeto tem de ser feito em conjunto - Israel e Jordânia. Até hoje não foi concluído porque afetaria o eco-sistema da região. Outro projeto é da Jordânia que tiraria água do Mar Vermelho e a canalizaria, em parte para o Mar Morto e em parte para um sistema de dessalinização da água para consumo, já que a Jordânia tem carência de abastecimento. Ambos os projetos custariam bilhões de dólares e ainda não houve uma decisão final sobre o assunto.
Só dá para flutuar, mas nadar, não

Nossa vontade de tomar um banho no chamado Mar Morto era grande e por isso fomos conhecê-lo num fim se semana junto com meus colegas.
Pode-se até ler um livro

É fácil ir ao Mar Morto. Saindo de Jerusalém, pode-se ir por uma auto-estrada moderna que desce pelas montanhas brancas e chega-se, em pouco mais de meia hora, a locais de acesso ao mar. Há hotéis que franqueiam a entrada, cobrando uma certa quantia para o pós-banho e troca de roupa.
A grande diferença do banho no Mar Morto é que não se consegue afundar para mergulhar. A forma mais correta de permanecer na água é ficar nadando de barriga para cima. Se flutua tão completamente que se pode até ler um livro ou jornal. Outra forma é dobrar as pernas de modo que todo o peso do corpo fique junto a elas. É preciso ter muito cuidado para não entrar água nos olhos, mas se isso acontecer, é sair do mar para lavar bem os olhos e colocar colírio. O fato é que as praias estão sempre lotadas, seja de israelenses, seja de turistas e peregrinos.
Nas pedras, crostas de sal

Quanto a compras, uma das atrações são os cremes hidrantes do Mar Morto (Dea Sea), considerado o maior SPA do planeta. Vendem os mais diferentes cremes para os pés, mãos, unhas, rosto e para todo o corpo. As lojas em todo o litoral, em Jerusalém e em qualquer farmácia de Israel, oferecem uma gama de produtos de tratamento e estética, a preços bem salgados. Eles são muito exportados para Europa, Estados Unidos e América Latina.






Nenhum comentário:

Postar um comentário