quinta-feira, 2 de novembro de 2017

NICOLAU SIMON, DONO DA ÁREA DA CIDADE DE FELIZ


             O imigrante alemão, Mathias Simon e sua esposa Margarida Wurst fixaram residência, na hoje Capela do Rosário, no município de São José do Hortêncio. No primeiro semestre de 1829 receberam o lote de terras em meio a floresta virgem bem perto do Rio Cadeia. Dos 10 filhos, oito tiveram descendência, casando com pessoas de famílias de origem alemã e se fixando nos arredores da chamada Linha Alta e Baixa. O local de reuniões era a Capela do Rosário.


Descerramento da placa em homenagem a Nicolau Simon, na Praça de Feliz
                   Um deles, João Simon, o quinto filho do patriarca, casou com Maria Werlang e logo saiu da casa paterna. Escolheu para viver um pouco mais adiante de sua terra natal, na então Picada Feliz, hoje cidade de Feliz. De 1849 a 1869 nasceram onze filhos, todos em Feliz. Um deles, chamava-se Nicolau Simon nascido em 28 de maio de 1851. Casou em 5 de agosto de 1875 com Amália Pellenz e tiveram nove filhos, todos nascidos em Feliz. A pequena árvore genealógica começava a dar seus frutos. Os Simon eram fecundos e os filhos que Deus mandava eram aceitos, pois era mais uma mão de obra para a lavoura.


Prefeito de Feliz falando aos presentes no evento
                      O detalhe desta história é muito interessante: a propriedade que possuía Nicolau estendia-se desde as margens do Rio Cai, no centro de Feliz até além da atual estrada RS - 452, que corta o município e a atual cidade de Feliz. Portanto, hoje onde  se localiza a Prefeitura Municipal, a praça, o Clube e outras quadras, eram terras pertencentes a Nicolau Simon. Contam as línguas que tudo foi tomado indebitamente. Mas como diz a coordenadora da III SIMONFEST, a parente Dulce Simon Ruschel: “Mais uma vez se confirma o ditado: Deus escreve direito por linhas tortas”. Em 1988, por ocasião da III Simonfest, na cidade de Feliz, na mesma área da propriedade que pertencia a Nicolau no local da atual praça, o nome Simon foi perpetuado através de uma placa comemorativa ao evento, realizado a 10 de janeiro daquele ano, com a presença do governador do Estado, Pedro Simon.

                   Dessa forma fez-se justiça, homenageando Nicolau Simon e toda a sua descendência que hoje vive no município de Feliz, Alto Feliz, Vale Real, Novo Hamburgo e outras cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário