quarta-feira, 5 de julho de 2017

DUAS GRANDES FESTAS EM TAPERA E FELIZ - 10


                              Os anos 80 para os membros da Família Simon e Afins serviram para consolidar o entusiasmo reinante entre os parentes, estimulando encontros nacionais, regionais ou mesmo municipais.
A SESQUISIMON foi um momento único em todos o municípios. A primeira medida tomada pela diretoria foi o de nomear vice-presidentes municipais onde residem os Simon. Em 1981, foram nomeados os seguintes vice-presidentes:  Marco Aurélio Simon (Carazinho), João Roque Simon (Tapera), Hermuth Hofmann (Cachoeira do Sul), Dulce Simon Ruschel (Feliz), Mário Simon (Santo Ângelo), Cândida Simon (Palmeira das Missões), Anselmo Simon (Quilombo), Izidoro Simon (São Domingos), Paulo Henrique Simon (Campos Novos), Romeo Simon (Novo Hamburgo), Augusto Simon (Rio de Janeiro), Carlos Frederico Simon (São Paulo), Ruben Simon (Puerto Rico-Argentina), Arnoldo Simon (Pirapó), Leo Simon (Três de Maio), Valdemar Simon Lopes (Sobradinho), Roque Simon (Cerro Largo), Afonso Adelino Simon (Caxias do Sul), Antoninho Zanella ( Sinop), Neuri Ademir Simon (São Carlos), Edemar Simon (Coronel Bicaco) e  Maria Goretti Simon (Passo Fundo). Este foram os responsáveis para congregar as famílias,  prestigiar os encontros e manter viva a chama da fraternidade.
A igreja de Tapera ficou lotada de Simon
Ficou decidido que as festas nacionais da família seriam realizadas a cada quatro anos. Portanto, a próxima festa a II SIMONFEST será realizada novamente em Tapera nos 29 e 30 de janeiro de 1983. Os Simon de Tapera se dispuseram a preparar a festa. Para tanto, seguindo orientação da diretoria capitaneada por Camilo Simon, todo o ano de 1982 foi dedicado para a realização de encontros regionais. Foram dez inesquecíveis encontros que serviram para um conhecimento maior entre os descendentes Simon. O primeiro do ano foi em Puerto Rico, na Argentina com mais de 150 Simon presentes no dia 20 de fevereiro. O coordenador da festa foi José Ignácio Simon. Depois seguiram outros nove: em Porto Alegre, dia 2 de maio; em Novo Hamburgo, dia 13 de junho; em Boa Vista do Buricá, dia 24 de julho; em Cerro Largo, dia 25 de julho; em Feliz, dia 15 de agosto; em São Paulo, dia 29 de agosto; em Nova Teutônia, dia 4 de setembro; em  Alecrim, dia 9 de outubro;  em Humaitá dia 7 de novembro.

Escolha da rainha em Tapera
Tais festas serviram como preparação à grande festa em Tapera a II SIMONFEST, nos dias 29 e 30 de janeiro de 1983, sob a coordenação de João Roque Simon. Cerca de 1300 parentes estiveram presentes, vindos de todas as partes do país bem como da Argentina e Paraguai. Simone Simon, de Porto Alegre, foi escolhida a Rainha da I SIMONFEST. O prefeito municipal Maximiliano Batistella descerrou uma placa comemorativa, na praça da cidade, lembrando o evento da família. Novamente foi feita uma carreata pela cidade era igreja matriz ficou lotada de parentes. Houve muita confraternização durante o churrasco e o baile dos Simon.

III SIMONFEST EM FELIZ
Os 200 anos do nascimento de Mathias Simon, a serem comemorados em 1988 foi a grande motivação para a realização da III SIMONFEST na cidade de Feliz no dia 10 de janeiro de 1988. Durante todos o ano de 1987 foram realizados diversos encontros preparatórios em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As cidades de Carazinho, Feliz e Caxias do Sul organizaram as primeiras festas preparatórias. Depois foi a vez de Itá (SC), Porto Alegre, Novo Hamburgo, Tupandi, Sarandi e Boa Vista do Buricá. O casal coordenador da festa, Gastão e Dulce Ruschel junto com a Comissão Organizadora do evento realizaram diversas reuniões, inclusive com o prefeito Paulo Caye, que colocou a prefeitura à disposição dos Simon. O local da festa foi o clube que cedeu suas dependências.
Prefeito de Feliz Paulo Caye na inauguração da rua Mathias Simon
 
Churrasco de confraternização
Dulce Simon Ruschel, em pé, saudando os presentes, vendo-se o governador do Estado, Pedro Simon
 Foi rezada uma missa para iniciar a festa e depois uma carreata pela cidade, com o descerramento de uma fita na Rua Mathias Simon, como parte dos festejos. O governador do Estado, Pedro Simon deslocou-se da praia onde veraneava para estar presente ao evento. Foram comemorados os 200 anos de Mathias Simon por mais de 1300 pessoas, vindas de diversos Estados brasileiros, mais da Argentina e Paraguai. Pela tarde, continuaram os festejos após o churrasco, com tarde de autógrafos do Livro “O Caminho da Pedra”, de Mário Simon. Este livro de ficção conta a saga de Mathias Simon, como soldado de Napoleão Bonaparte nas guerras napoleônicas, culminando com a invasão
















da Rússia. Em seguida, narra sua vinda ao Brasil e os primeiros anos de lutas na propriedade na Capela do Rosário em São José do Hortêncio. O final da festa culminou com um baile e eleição da rainha, Sandra Simon, de Foz do Iguaçu.
Na próxima edição, a IV SIMONFEST em Pinhalzinho (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário