sábado, 15 de julho de 2017

OS ENCONTROS CULTURAIS; 1º E 2º RAIZES EM PASSO FUNDO




Um dos esforços da diretoria, liderada por Camilo Simon, após o sucesso da IV SIMONFEST foi de aprofundar a participação da Família Simon em diversas localidades. Era necessário dar um novo status à Associação e para tanto, foram temas de estudos o objetivo da entidade, sua finalidade e principalmente conhecer o trabalho que os Simon realizam em suas comunidades. Como resultado da festa de Pinhalzinho, decidiu-se proporcionar aos Simon dois dias de estudos, através da criação do 1º RAÍZES, na cidade de Passo Fundo. Os dias de estudo foram 1º e 2 de outubro de 1994, caracterizando um encontro cultural exclusivamente para que as famílias se debruçassem sobre suas raízes.
Alguns participantes do 1º RAÍZES
 

Mais de 40 parentes estiveram presentes ao evento. Foram oito palestras contando o desempenho dos Simon em suas localidades. As palestras foram as seguintes: A Genealogia dos Simon e a História Geral, pelo prof. Helmuth Alfredo Simon; A saga dos Simon, pelo jornalista Camilo Simon; A gênese do livro “O Caminho da Pedra”, pelo professor Mário Simon;  Participação dos Simon no desenvolvimento de Feliz, pela profª Dulce Simon Ruschel; Participação dos Simon no desenvolvimento de Tapera, pela profª Catarina Simon; Participação dos Simon no desenvolvimento de Carazinho, pela profª Mariza Simon dos Santos; Participação dos Simon na Argentina, pelo senhor Clemente Simon;  Pedro Emanuel Simon, meu pai, pela prof.ª Paula Simon Ribeiro. Foram dois dias de intensa confraternização entre os presentes. Ao final foi decidido realizar mais encontros culturais para um aprofundamento do trabalho dos descendentes de Mathias Simon.
A oração do Pai Nosso pelos parentes
O 2º RAÍZES foi realizado nos dias 22 e 23 de maio de 2004, na cidade de Passo Fundo. A Família Simon, mais uma vez, debruçou-se sobre suas origens, analisando seus valores, seus costumes e tradições e sua participação nas comunidades que escolheram e geraram suas famílias. Examinamos sua herança cultural e espiritual e as perspectivas para os próximos anos. Os palestrantes foram os seguintes: Paulo Henrique Simon, de Florianópolis; Iolanda Simon, de Montenegro; Sandra Simon, de Santa Rosa; Adelir Simon, de Selbach e Adolar Simon, de Canoas. Debateram-se os rumos da Associação e ao final do encontro, lançou-se a Carta de Passo Fundo, assinada por todos os presentes:

CARTA DE PASSO FUNDO

“Reunidos nos dias 22 e 23 de maio de 2004, na cidade de Passo Fundo, membros da Família Simon, descendentes de Mathias Simon, organizados pela Associação da Família Simon e Afins, com sede em Porto Alegre, deliberou-se expressar em forma de Carta, assim denominada de Carta de Passo Fundo, o resultado das reflexões feitas, sobre o tema “A importância da consciência genealógica”, objetivando fortalecer a entidade.
ParticIpantes do 2º RAÍZES
Os presentes, divididos em cinco grupos apresentaram as sugestões e reflexões que seguem:
1 - A organização e a consciência da genealogia trazem imensos benefícios para a Família e a Sociedade. Para a Família, o conhecimento de si próprio e de seus membros, fortalece a união e dá um exemplo de respeito mútuo a outras famílias; para a Sociedade, a organização familiar, a partir da genealogia, refletirá na mesma medida, alicerçando com bases sólidas, suas decisões, ações e comportamentos.
2 - Quanto à Família Simon examinou-se sua participação atual junto às comunidades. Uma constatação é que pelo menos 60 % dos Simon trabalham na zona rural, mas que a tendência é a mesma de todos os brasileiros, que se transferem para a cidade em busca de uma vida melhor. Quanto à participação efetiva nas comunidades, o magistério desponta como importante setor da presença dos Simon. A política foi o segmento como o de menor participação dos Simon. Há ainda a música como forte tendência dos Simon e que se manifesta em todos os lugares. Outras profissões como as derivadas do Direito, preponderam significativamente. Outras áreas também mereceram destaque como artes, a literatura, a medicina, o rádio e outras,

3 - Quanto aos costumes e valores tradicionais dos Simon registrou-se a presença em atividades religiosas como frequência a missas, cultos e corais.  A maioria dos Simon são católicos e cerca de 50 pessoas são religiosos (padres ou freiras). Já na educação dos filhos, tradicionalmente rígida, perdeu-se esta característica pela influência do meio. Mas ainda prosperam costumes da tradição familiar dos Simon, como esconder os ninhos de páscoa, festas de fim de ano, kerbs, Papai Noel, embora se verificam transformações em virtude às vezes do parceiro do casal, ser de outra origem, então mesclando-se os costumes. Na questão da gastronomia,  cuca,  bolacha pintada, ovos com amendoim, pão caseiro, chimia, (Kischmier) ricota, compotas, conservas, o gosto da mistura do doce com salgado. Apesar disso, há dificuldades para cultivar os costumes e valores recebidos da família, principalmente entre os jovens e crianças.

4 - Quanto ao que se está fazendo para o fortalecimento da consciência genealógica da Família Simon, afirmou-se que é importante uma retomada ampla mas com resposta dos descendentes tanto na atualização do cadastro como no pagamento das anuidades. Sugeriu-se a elaboração de atividades anuais/semestrais. Talvez a indicação de um agente dinâmico em cada região, contribuisse para a organização. Apontou-se o Jornal da Família Simon como fundamental na organização e no fortalecimento das consciências genealógicas.

Com relação às atividades, o que deve ser mudado é a ênfase dos trabalhos que devem se voltar mais para o cultural, já que as pessoas têm necessidade de saberem quem são, para só então tomarem um rumo e participarem das atividades festivas, uma consequência.  Mas é através das festas que se chega ao cultural.

5 - Sobre o que os Simon sabem das atividades culturais da Associação verificou-se que ela possui poucos membros efetivamente engajados. Há necessidade de mais descendentes trabalhando nos mesmos objetivos. A conscientização é um processo lento, mas que não pode sofrer paradas longas sob pena de prejuízos enormes à organização. A família cresce e não se conhece 50 % dos membros, por isso, ações para o crescimento da Associação, são cada vez mais prementes, sugerindo-se o emprego de recursos tecnológicos como a criação urgente de “sites”, encontros mais frequentes com atividades para os jovens; acesso fácil aos descendentes na árvore genealógica.

6 - Por fim, o grupo registrou o reconhecimento à família de Pedro Emanuel Simon, o iniciador da genealogia da família; ao atual presidente da Associação da Família Simon, Camilo Simon e sua esposa Rejane, pela fundamental atuação na comunidade; aos presidentes que o antecederam. Os presentes ainda confirmaram sua disposição de se empenharem nas atividades propostas, pela atual diretoria, visando o crescimento da Associação.

Passo Fundo, 22 de maio de 2004.
Relator final, Mário Simon - Santo Ângelo RS
Na próxima edição Associação readquire a Casa dos Simon
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário