domingo, 9 de julho de 2017

IV SIMONFEST, A MAIOR DE TODAS EM PINHALZINHO


Uma das conclusões da II SIMONFEST de Feliz foi o acerto de escolher a próxima Simonfest, quatro anos depois em 1992. Foi escolhida a cidade de Pinhalzinho (SC), perto de Chapecó, para os dias 8 e 9 de fevereiro. O coordenador da festa,  foi o jovem casal Darci Miguel Simon e sua esposa Desair.
                                          Três mil parentes participaram da grande Festa
 O entusiasmo dos Simon se manifestava pelas inúmeras cartas de todos os cantos do país Foram quatro belos anos de preparação, utilizando o esquema de realizar festas regionais e municipais. Foram 12 encontros regionais festivos, durante o ano de 1991 em diversas regiões do país. O primeiro deles foi em Alta Feliz coordenado pelo casal Gastão e Dulce Ruschel. Depois, foi a vez de Novo Hamburgo, liderado por Anna Maria Simon Martins; em Tapera Roque Simon também reuniu os Simon do município. Em 22 de setembro foi a vez dos argentinos Simon. Em torno de 250 se reunirem em Puerto Rico sob a coordenação de Clemente Simon. Depois seguiram os encontros de Porto Alegre (13 de outubro); Bela Vista do Sarandi (19 de outubro); Itá (27 de outubro); Iporã (10 de novembro). Os encontros continuaram em Alecrim (16 de novembro); Caxias do Sul (3 de novembro) e Pirapó (24 de novembro) que realizou o primeiro encontro sob a coordenação de Luís Rogério Simon.
Patrícia Simon a rainha da festa

Darci Miguel e Desair os coordenadores da festa
A Comissão Organizadora realizou diversas reuniões com planejamento em todas as equipes, desde o apoio pela imprensa atá a recepção dos parentes. A IV SIMONFEST oportunizou momentos de muita emoção aos mais de 3000 participantes, vindos de todos os Estados brasileiros, mais da Argentina e Paraguai. A comissão esmerou-se em oportunizar uma festa com muita organização, a começar pela acolhida, onde muitas famílias de Pinhalzinho abriram suas portas para os Simon. Os jovens ficaram em barracas. Os mais velhos foram acolhidos em casas de família, mesmo não sendo parentes. A cidade mobilizou-se desde a Prefeitura, até as cooperativas. Tudo começou com uma linda carreata pelas ruas da cidade. O primeiro churrasco de confraternização, à noite, foi abrilhantado por bandas dos Simon e cantores. A escolha da rainha recaiu em Patrícia Simon, de Pinhalzinho No domingo, uma Santa Missa, com igreja lotada, com a comparência do bispo de Passo Fundo, Dom Ercílio Simon e inúmeros sacerdotes Simon. Depois foi a vez do descerramento de uma placa de rua com o nome de Mathias Simon Ao meio dia, outro churrasco, agora de despedida dos Simon para seus lares.
Inauguração da placa com o presidente da AFSA
Alguns cantores da festa

A festa foi um hino à vida, um hino à fé, ao trabalho e à família. Mais uma vez o encontro foi um sucesso, pois por algumas horas, celebrou-se a vida de todos os descendentes de Mathias Simon. A felicidade mais uma vez tinha um local, um nome chamado de Pinhalzinho.
Na próxima edição , o 1º RAÍZES em Passo Fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário