terça-feira, 26 de setembro de 2017

CARLOS EUGÊNIO SIMON, O LENDÁRIO ÁRBITRO DE FUTEBOL


Todos os Simon o conhecem pela televisão. Não havia domingo em que ele não apitava uma partida de futebol, no Brasil e no exterior. É ele o nosso parente Carlos Eugênio Simon, orgulho de toda a grande família Simon e um dos maiores árbitros brasileiros de todos os tempos.

Carlos Eugênio nasceu em Braga (RS) no dia 3 de setembro de 1965. Dali foi para Três Passos e depois a família mudou-se para Porto Alegre, indo residir na Rua Washington Luiz, perto do Colégio Parobé onde o destino o levou a ser árbitro de futebol. Tudo aconteceu no final de um torneio colegial, onde o juiz Luis Carlos Martins, da Federação Gaúcha de Árbitros, apitava uma partida de futebol. Sentindo-se mal, no segundo tempo, e como não havia substituto, logo foi apresentado um jovem de 18 anos, Carlos Eugênio Simon que levou a partida até o final com brilhantismo a ponto do árbitro titular convidá-lo a fazer um curso de arbitragem na Federação Gaúcha de Futebol. O curso de árbitro foi feito em 1984 e dali Simon não parou mais.  Em 1990 tornou-se profissional. Em 1993 entrou na lista dos árbitros da CBF. Sua estréia na Libertadores foi em 1997.



Carlos Eugênio, juiz da FIFA
 

        
































       
 Para ser um árbitro da FIFA, Simon formou-se em jornalismo em 1991 e é pós-graduado em Ciência do Esporte, que é a especialização em futebol. Casado com Cátia, possui 4 filhos: Ramiro, Carla, Caetano Tiago.

A  rotina do dia a dia de Simon sempre foi puxada. Praticava três horas na parte física e mais duas horas de estudo, assistindo os jogos onde apitou e revendo os erros e as possíveis falhas. “Assisto todos os jogos. Minha esposa Cátia grava e eu sempre quero aprender. No caso de errar, fico indignado pois ninguém gosta de errar. E o erro causa grandes perdas. Mas ninguém erra porque quer. O árbitro de futebol é  uma  profissão difícil. É preciso gostar muito. As pessoas querem saber qual é o time do árbitro e eu digo que é a seleção brasileira. O árbitro se empenha em aplicar a regra do jogo em campo”.


O juiz com a esposa Cátia e o filho Ramiro com Camilo Simon

Simon teve uma invejável carreira de árbitro nestes seus mais de 20 anos de profissão. A trajetória do Simon começou apitando nas categorias de base até chegar à primeira divisão e dali até ser nomeado árbitro da FIFA em 1997. Dentre seus jogos mais importantes aqui estão os mais importantes: Árbitro da CBF em 1993 e FIFA em 1997, participou dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2002, 2006 e 2010; e Copa Libertadores da América de 2000 a 2010. Arbitrou as finais do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1997,1998, 1999, 2001, 2002 e 2010; Copa do Brasil de Futebol de 2000, 2003, 2004, 2006 e 2010; Recopa Sul-Americana de 2010; e Copa Européia/Sul-Americana de 2002. Sua última partida foi na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010, no jogo Fluminense x Guarani, jogo válido pela 38º rodada. Simon relaciona 14 grenais no total, em sua carreira. Uma das decisões importantes foi em 2002 com o Mundial Inter Clubes entre o Real Madrid 2 X 0 , Olímpia,  em Yokohama no Japão. Simon também é autor do livro: “Na Diagonal do Campo” lançado em 2004 e esgotado. Atualmente exerce a função de comentarista esportivo no canal Fox Sports Brasil.

O nosso árbitro é um homem simples, muito apegado à família. Nas horas livres curte muito seus filhos. Sua bebida predileta é o chimarrão. Gosta dos cantores como Elis Regina e Raimundo Fagner. Já o compositor preferido é Chico Buarque e como escritor tem a preferência por Luiz Fernando Veríssimo. Também afirmou a uma revista digital que hoje “ser inteligente é viver em harmonia com familiares e amigos e o seu orgulho são seus filhos”.
 
Carlos Eugênio e Leco Simon confraternizando

 
Sua participação na Associação da Família Simon e Afins sempre foi muito ativa. Esteve presente a encontros da família em Porto Alegre em 2004 e 2007. Participou de várias Simonfest, principalmente da VI Simonfest, em Boa Vista do Buricá, em 2005, onde apitou uma partida de futebol entre os parentes e jogou num tempo. Durante a comemoração dos 30 anos da Associação da Família Simon e Afins em outubro de 2008 enviou diversos brindes para serem sorteados e sua esposa Cátia com os filhos esteve presente ao evento.

A família Simon orgulha-se de tão ilustre filho que honra o sangue que corre em suas veias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário