quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ZENO SIMON, UM ECOLOGISTA POR EXCELÊNCIA


 

Foram apenas 42 anos de vida, mas Zeno Simon a viveu em plenitude, deixando rastros profundos na comunidade portoalegrense, nacional e internacional.
 Nascido em Porto Alegre em 15 de abril de 1954, filho de André Simon e Zita, era bisneto de Mathias Simon. Casado com Ligia Würth, deixou dois filhos, Guilherme e Flora. O câncer o prostrou a 9 de outubro de 1996 em Porto Alegre.

Mas quem foi este cometa que deixou um facho de luz e de vida, até hoje iluminando os céus e as mentes de cada habitante de Porto Alegre? A resposta vamos encontrá-la em sua lápide mortuária, no Cemitério São José de Porto Alegre.: "Zeno Simon, grande ecologista, amigo, companheiro, paizão. Valeu".
Foi um homem do seu tempo, participante, ativo, incansável, compositor, pai exemplar e ardoroso ecologista.
Zeno estudou na UFRGS engenharia química, física e engenharia nuclear. Igualmente encontrava tempo para estudar violino, no Instituto de Letras da UFRGS. Foi fotógrafo amador. Estudou controle ambiental na Inglaterra e Estados Unidos. Em Porto Alegre era membro ativo de três associações ecológicas: AGAPAN, Coolmeia e ABES. Trabalhou na CORSAN e ele foi o grande responsável pela despoluição dos resíduos do Pólo Petroquímico gaúcho.

Outro ecologista Carlos Gustavo Tornquist deu um testemunho sobre Zeno, no Jornal Agir Azul: "Zeno era do tipo do cara que se recusava a nadar am águas rasas justamente por haver menos volume a explorar. Tinha verdadeiro horror por explicações simplistas para fenômenos complexos como em geral são os processos ecológicos. Não tinha paciência nenhuma e condescendência com os ditos especialistas, os gurus da undécima hora sempre prontos a oferecerem serviços para solução certa, grossa e definitiva para este ou aquele problema, contrariando o bom senso e a história. Zeno não se cansava de lembrar, que via de regra, tais esquemas davam com os burros n’água ou ao menos se tornavam quase soluções, criando problemas ainda piores. Poderia alongar indefinidamente, mas creio que nesta hora destas só me resta citar Bertol Brecht, quando este disse que entre os vários tipos de pessoas, há aqueles que são imprescindíveis. Assim foi e para nós da AGAPAN, ainda é Zeno Simon".
Em Porto Alegre, em 2 de dezembro de 2001 inaugurou-se a Praça Zeno Simon, uma área verde de 30 mil m² à beira do Lago Guaíba, que contém quadras esportivas, pistas para bicicletas e churrasqueiras cobertas.
No Estado do Rio Grande do Sul, existem três grandes regiões para onde as águas das chuvas escoam: a Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai, a Região Hidrográfica do Guaíba e a Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas. Neste local, as águas do Estado do Rio Grande do Sul nascem praticamente juntas e seguem caminhos diferentes. O Marco Gaúcho das Águas, instalado na divisa dos municípios da lavras do Sul e São Gabriel, sinaliza a união do Rio Grande do Sul, através de suas águas e foi ideia de Zeno Simon.
"A necessidade de preservar os recursos naturais para garantir a manutenção da vida, inclusive da espécie humana, sempre esteve presente entre os gaúchos. Nesse sentido, é necessário ressaltar um nome: Zeno Simon. Engenheiro da CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento, Simon destacou-se como técnico especialista em meio ambiente. Dedicou sua vida profissional e pessoal à promoção do envolvimento do cidadão e da sociedade no processo de preservação e conservação dos recursos naturais, sobretudo a água, para que as futuras gerações tivessem a possibilidade de desfrutar a vida. A ele se deve uma grande parte do que é hoje o Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Sul. O Marco Gaúcho das Águas é uma forma de homenageá-lo".
 
Zeno era participante ativo das reuniões dos Simon em Porto Alegre. A sua luz que murchou momentaneamente está a brilhar em cada ação ecológica que é realizada neste planeta. Valeu Zeno!



3 comentários:

  1. Oi Camilo! Meu nome é Flora, sou filha do Zeno :) Gostei muito da reportagem! Você é meu patente em qual grau? Se quiser contatar, meu e-mail é flora.ws@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Os pais dele eram André José Simon (irmão do meu pai) e Silda Simon.

    ResponderExcluir