domingo, 3 de setembro de 2017

LAURA SIMON FEIT A MÃE DO ANO EM 1971


 

Você pode chegar a Alto Feliz, uma cidadezinha perdida no interior gaúcho, ao lado da cidade de Feliz, e perguntar pela professora Laura Veit. Todos logo dirão: Ah a professora Laura mora logo ali, ela foi professora do meu pai, da minha mãe, minha professora e do meu filho...Estas eram as respostas do moradores antes do ano de 2002.

Laura Simon Feit, a Mãe do ano em 1971
 
Em 1934, o Brasil tinha um ditador chamado Getúlio Vargas. Mas na Alta Feliz uma mulher corajosa começou sua vida profissional, deixando até hoje profundas raízes. A jovem Laura iniciou sua carreira como professora municipal, passando logo para o magistério estadual como regente da Escola Isolada da Alta Feliz. Em 1939 já era diretora do Grupo Escolar hoje Escola Estadual de Primeiro Grau Assunção.
O que havia de especial nesta jovem mulher? Coragem nunca lhe faltou. Laura ao mesmo tempo era diretora, regente de várias turmas, dona de casa, e mãe, uma supermãe. Sim uma super-mãe.

Ao casar com Arsênio Erno Veit jamais pensou que logo após o casamento iria acumular a função de mãe de três famílias, a família de seu marido, a família de sua mãe e pai e a sua própria família. Explico: na semana anterior ao seu casamento com Arsênio Erno Veit, o pai de Arsênio morrera e logo depois a mãe. Aí Laura ganhou a primeira família sendo responsável pelos irmãos do marido Arsênio. No mesmo ano, morreu a mãe de Laura deixando nove filhos na orfandade, dos quais cinco menores. Aí Laura ficou responsável pela educação dos cunhados e dos próprios irmãos. Ao mesmo tempo foram nascendo seus filhos, num total de nove. Taí a super-mãe de três famílias. Somente uma Simon para aguentar tamanho repuxo.


Laura homenageada pela comunidade
Laura além dos afazeres da imensa casa, com tantos filhos, foi uma mestra exemplar educando gerações e gerações de crianças.

Somente em 1968 veio a aposentadoria. Mas Laura não se aquietou Os trabalhos comunitários aumentaram. Na Escola, se faltasse um professor, Laura era chamada, para como voluntária substituir a colega. Igualmente foi professora de música. Ai Laura repartiu-se em várias, ora na Igreja como catequista, ora no Colégio como professora, e por muitos anos foi Secretária do Círculo de Pais e Mestres. Foi colaboradora do Mobral, subindo e descendo morros atrás de analfabetos e acima de tudo uma mãe devotada, a ponto de 1971, ser escolhida Mãe do Ano do RGS. Foi sócia fundadora do Clube de Mães e em 1994, foi a Mãe do Ano do Clube de Mães. Parabéns Laura, uma autêntica Simon que merece recordação, carinho, respeito e veneração. Parabéns aos filhos que tiveram o privilégio de terem uma mãe nota dez. Faleceu em 2 de maio de 2002. Sua liderança ficará para sempre na memório da comunidade de Alo Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário