quarta-feira, 25 de outubro de 2017

GLEISON SIMON SOMENSI, O PILOTO DE UM SUBSÔNICO


Você sabe o que é sonhar? Você sabe o que é sonhar alto? Você que já sonhou muito quando criança, vai acompanhar comigo a realização de um sonho de criança, que foi perseguido com afinco por um Simon: Gleison Antônio Simon Somensi, filho de Antonio Somensi e Dirce Maria Simon. Gleison é neto de Henrique Simon, bisneto de Jacob Simon, trineto de Mathias Simon Júnior e tetraneto de Mathias Simon, o imigrante alemão.                                                               

            Gleison nasceu em sete de novembro de 1977 em Seara (SC). Com 12 anos, a família transferiu-se para Itá e ali nasceu o sonho de Gleison em ser aviador. Todo o dia o menino olhava para os céus na busca de algum avião. Seu sonho era de um dia tornar-se piloto militar da Força Aérea Brasileira. Seu sonho era abastecido pelas leituras de revistas sobre aviões, principalmente aviões de combate. Era o despertar de um sonho que iria tornar-se realidade.
Major Gleison Simon Somensi pilotando um subsônico
 

Pois, em 1991, Gleison soube que um contingente da Força Aérea Brasileira, aviões e pessoal, se deslocaram para Chapecó para treinamento e demonstração e Gleison tanto insistiu para os pais que o levaram a conhecer, de perto, os aviões. Era o 1º/10º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira, um esquadrão de caça com os melhores aviões de caça do Brasil. Gleison encantou-se com o que viu de perto e pela primeira vez pode tocar num avião e sentir que seu sonho poderia ser realizado. Ali Gleison conhece um oficial aviador, com o qual passou a se corresponder e avivar o fogo de sua vocação O oficial passou a dar todas as explicações e dicas para que seu sonho se concretizasse. Ele não poderia imaginar que 12 anos mais tarde, faria parte do mesmo esquadrão de caça o 1º/10º Grupo de Aviação da FAB, sediado em Santa Maria.

Jovem Gleison cantando em festa dos Simon em Itá em 1991
 
 
Naquela noite de 1991, Gleison não podia dormir e ficava se imaginando pilotar um avião de caça tal qual como vira naquela tarde. Daí em diante seus estudos se intensificaram ainda mais visando ao concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, a única porta de ingresso na carreira de Oficial Aviador. Este concurso selecionava apenas 120 jovens, em nível nacional, em uma prova semelhante a um vestibular. Pois em setembro de 1994, enquanto ainda concluía o 3º ano do ensino médio, prestou o concurso, passando em primeira mão. Em janeiro de 1995 contando apenas 17 anos chegou a AFA (Academia da Força Aérea) localizada em Pirassununga (SP). Seu sonho dera o primeiro passo para a concretização.

A sua turma formou-se em dezembro 1998, após quatro anos de ensino e treinamento. Nesse dia, declarado Aspirante a Oficial Aviador, foi transferido para Natal onde realizou o Curso de Piloto de Caça em aeronave AT-26 Xavante, em jato de treinamento e conversão operacional para a primeira linha da aviação de caça. Ao final de 1999 com mais 21 companheiros seguiu para Fortaleza (CE) para o Curso de Formação de Líderes em Esquadrilha de Caça, por três anos.  No último ano, o curso foi realizado em Natal e dali, em 2003, Gleison seguiu para Santa Maria, ingressando no 1º/10º Grupo de Aviação. Seu sonho transformou-se em realidade concreta. O menino de outrora, torna-se hoje parte de um seleto grupo de brasileiros a operar aviões de caça, na defesa do território brasileiro. Em Santa Maria, Gleison operou em aviões A-1, também conhecidos como AMX, em missões de Caça e Reconhecimento Tático, por quatro anos. No dia 24 de junho de 2016), foi realizada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga, cerimônia comemorativa ao 57° aniversário de criação do DTCEA-YS e também ocorreu a passagem de Comando do Destacamento, do Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno Pinto Barbosa ao Major Aviador Gleison Antônio Somensi.

 Gleison cantando na IV SIMONFEST
 em Pinhalzinho em 1992 
Os aviões AMX são tripulados por um piloto. Tem um comprimento de 13,23 metros e as asas com 8,87 metros. Vazio, ele pesa 6.730 quilos e carregado pode alcançar a 10.300 quilos chegando até a 13 mil quilos. Sua velocidade pode alcançar a quase 1.200 km h e pode voar até 13 mil metros de altura, com uma autonomia de voo de 3.300 mil metros. Possui armas como canhões, mísseis, bombas e foguetes. O AMX é um caça de regime alto subsônico. Foi projetado para executar missões principalmente de ataque ao solo. Seu desempenho é muito adequado para o voo à baixa altura (em que voa o mais próximo possível do solo para a detecção de radar). Explica Gleison que “o voo nestas condições exige muita disciplina para que se observem os parâmetros técnicos de operação do avião, já que o limite entre a operação segura e o risco de acidente é muito próximo. No entanto, acidentes normalmente acontecem por um somatório de fatores (humanos, materiais e ambientais) e aprendemos a eliminar um dos fatores antes que o acidente seja consumado”

              Gleison é casado com Andreza e possui três filhos. Sua família participou de encontros da Associação em Itá e em Pinhalzinho na IV SIMONFEST, onde Gleison se apresentou cantando para os parentes. Este Simon constitui um orgulho de toda a grande Família Simon.

 

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