quarta-feira, 4 de outubro de 2017

WILIBALDO SIMON, UM DOS PIONEIROS DE HUMAITÁ


              Na história da família Simon são muitos os desbravadores e pioneiros que lutaram para domar a floresta e cultivar a terra benfazeja, no interior do Rio Grande do Sul. Um deles foi Wilibaldo Simon, de Humaitá. Seus avós eram Mathias Simon e Regina Ramme; seus bisavós: Miguel Simon e Johana Scherer e seus trisavós, Mathias Simon e Margarida Wurst, o casal migrante da Alemanha. Nosso personagem nasceu no dia 17 de agosto de 1914, em Passo das Antas, Montenegro. Com dois anos, transferiu-se com seus pais Jacob e Ana Catharina Rauber para a Linha Bela Vista, em Selbach. Conta Wilibaldo que foram anos muito difíceis para toda a família. A derrubada de frondosas árvores, as queimadas e o plantio do primeiro pé de feijão. Se não fosse a caça e a pesca, dificilmente, teriam sobrevivido.


Wilibaldo em 1982
            Uma das dificuldades era o fato de ir ao moinho na Linha Teutônia, perto de Tapera. A cavalo, Wilibaldo vencia as distâncias, levando sacos de trigo ou milho, produzidos com sacrifício na propriedade e trazendo farinha para a família. Já quando a família precisava de outras mercadorias industrializadas como arame, sacos de aniagem e alimentos, a vila de Boa Esperança (Colorado) era o local mais perto. Sempre a cavalo, percorria cerca de 25 kms de ida e mais a volta. Haja sacrifício!

            A família de Jacob Simon foi uma das primeiras a chegar a Bela Vista, onde tudo era mato, com muitos pinheiros. Seus vizinhos eram as famílias de Jacó Krist, Pedro Schefer e Leopoldo Simon. Relata Wilibaldo que a primeira coisa feita na propriedade foi desmatar a floresta até então virgem para o plantio de feijão, milho, arroz e mandioca. Tudo para a criação de suínos e para o gado, ou seja, uma vaca, cavalos e uma junta de bois para lavrar a terra. Um dos acontecimentos marcantes, naquela época, era a colheita de pinhão. O pai de Wilibaldo era tão eficiente que trepava nos pinheiros com muita facilidade e lá do alto derrubava as pinhas com uma vara. Numa ocasião, desafortunadamente, Jacob caiu do pinheiro, quebrando algumas costelas. A solução foi levá-lo, de carroça a Tapera no famoso Hospital Dr. Steffens. Imaginemos como foi dolorosa esta viagem, por mais de 20 kms, com costelas quebradas. 

            Mas já estava na hora de contrair matrimônio e com 23 anos Wilibaldo casa-se com Otília Kunrat, em 1º de maio de 1937. Como o pai Jacob mudara de residência para o interior de Humaitá, então distrito de Palmeira das Missões, Wilibaldo resolve também partir para novas terras. Como não havia estradas entre Selbach e Humaitá, a carroça era o meio de locomoção da nova família e Wilibaldo ia abrindo estradas com foice e facão, para a carroça passar. Foi uma longa e cansativa viagem. O casal teve nove filhos: Ilga, Leonilda, Úrsula, Lori, Olavo, Roque, Teresinha João e Luis.
Ana Catharina, mãe de Wilibaldo em 1982
              Lembra Wilibaldo que também em Humaitá era tudo mato, mas era muito gostoso de viver, pois além das lides na roça, havia ainda muitos animais selvagens como  onças, veados, antas e outros bichos.  As caçadas eram memoráveis.

             Em 1948 deixa a roça e fixa residência na vila onde abre uma selaria para atendimento dos fregueses. Na época, o meio principal de transporte era a carroça e o cavalo. Somente muitos anos depois, surgiram os primeiros caminhões e ônibus. Wilibaldo torna-se um dos líderes da comunidade e por isso mesmo participante ativo de todas as iniciativas da comunidade. Duas grandes obras, Wilibaldo participou como trabalhador braçal: a construção do colégio das freiras onde seus filhos estudaram e em 1950, a igreja matriz, ponto de encontro de sua religião, a católica.

Familiares de Wilibaldo
Wilibaldo e família sempre compareceram aos encontros dos Simon. Em 1982 foi realizado o primeiro em Humaitá e em 2005, o segundo. Depois foi a vez de participarem da  VI SIMONFEST, em Boa Vista do Buricá.  O filho Luiz Simon é o agente da Associação naquele município. Parabéns a toda a família Simon de Humaitá.

Um comentário: